TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
- angelanjmaziero
- 4 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2023
O autismo, conhecido como TEA – Transtorno do Espectro do Autismo, apresenta déficits persistentes na comunicação e na interação social, com padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Enquanto a criança for pequena, os sintomas são muito sutis, como o crescimento, eles se tornam mais aparentes e provocam prejuízo significativo à vida social, ao aprendizado e outras áreas. A criança com autismo faz tudo em quantidade e qualidade MENOR do que deveriam, ou seja, fazem menos do que o esperado para a sua idade. Justamente por ser um espectro, as características apresentadas no TEA variam muito e isso pode confundir as pessoas.
Os médicos reconhecem que, quanto mais cedo for a intervenção, que o tratamento de forma sistemática logo nos primeiros anos de vida, melhor são os resultados, para a qualidade de vida dessa pessoa.
O tratamento constante é imprescindível, envolvendo equipe multidisciplinar e terapias com maior comprovação cientifica baseadas na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada ou Applied Behavior Analysis).
